Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Instituto de Desenvolvimento Humano Integral Aplicado
Secções

Porque o verão é para ser vivido

Alimentação em época de Verão

O período de Verão traz consigo o calor e maior exposição solar e consequentemente algumas alterações às necessidades nutricionais.

A Associação Portuguesa de Dietistas relembra a importância da hidratação, destacada nesta altura do ano. Seja em dia de praia, passeio no campo ou em dia normal de trabalho, a garrafa de água é companhia indispensável e não é substituível por sumos ou refrigerantes - estas bebidas não têm valor nutricional, são ricas em açúcar e não devem ser ingeridas em grandes quantidades. Para responder às suas necessidades hídricas deverá ingerir diariamente entre 1,5L a 2L de água, cerca de 8 copos, exceptuando a água que ingere através alimentos. Se tiver dificuldades em ingerir esta quantidade de água, poderá experimentar aromatizá-la, adicionando à sua garrafa umas gotas de limão, folhas de hortelã ou até uma pitada de canela.

 

Além do enfoque na hidratação, o calor traz também a necessidade de refeições mais ligeiras. Nesta época a vasta oferta de frutas e legumes, permite que estas refeições se tornem também nutricionalmente ricas. Quando optar por substituir um prato de uma refeição principal por uma sanduiche, garanta que esta além de ser feita com pão de qualidade (preferencialmente de mistura, integral ou cereais), contém legumes (por ex: pepino, cenoura, alface, rúcula, couve roxa, entre outros) e uma fonte proteica (por ex: atum, ovo, carne, fiambre, entre outros). E, tanto nas sanduiches como nas saladas, os molhos como maionese não são uma boa opção, prefira o azeite ou um molho de iogurte simples.

Se for para a praia ou para um piquenique, lembre-se de acondicionar adequadamente os lanches, pois há alimentos que se deterioram facilmente com o calor. Assim, coloque os alimentos em lancheiras térmicas com cuvete gelada e não inclua os alimentos mais perecíveis, como ovos, fiambre e maionese e prefira levar fruta que possa consumir com casa ou cortar na altura.

Por último, os gelados, mesmo que apetecíveis não são para todos os dias. Opte por fazer granizados com fruta e leite, também refrescantes e saborosos!

 

Fonte: http://www.gertal.pt/nutricao.php

Acções do Documento